quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gentileza e Gratidão

Hoje eu estou aqui pensando no ocorrido estes dias comigo e com minhas filhas aqui no elevador do prédio onde moramos em Jaboatão dos Guararapes-PE. Vocês sabem né?? Moro em Sousa-PB com o meu esposo e venho sempre visitar as filhas que moram em Jaboatão, no grande Recife.Estou passando a semana aqui em Jaboatão, que por sinal já acaba amanhã..... Voltando a história do elevador. Estávamos subindo, quando entra um  senhor morador também do prédio, ele mora alguns andares abaixo do meu ap., e na hora de  sair, ele dá tchau pra todas, e uma das minhas filhas abre a porta do elevador pra ele, pois suas mãos estavam com sacolas, e ainda fica segurando a porta pra ele do lá de fora do elevador, enquanto ele sai, ele agradece e depois se volta pra nós, e diz com uma cara de espanto: "Tô impressionado com tanta gentileza". Agradece e sai. E nós ficamos ainda no elevador subindo e comentando sobre a falta de gentileza e gratidão nos dias de hoje e quando temos alguma ação assim,  de gentileza,as pessoas se espantam, até estranham.
É tão bom sorrir quando oferecemos um Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite pro caixa do supermercado. Vocês já experimentaram?? Elas sempre se espantam.( rsrsrsr ) Quando somos atenciosos pra qualquer pessoa, independente se estamos precisando ou não dos seus serviços, ou algo em troca. O sorriso hoje, muitas vezes só aparece quando queremos algo do outro, então resolvemos ser um pouco educados.Hoje, sinônimo de gentileza, educação e gratidão é humildade ou submissão... estamos vivendo um mundo onde os valores estão tão invertidos, que não conseguimos mais ser educados e atenciosos de nem um lado do balcão, nem no ônibus, avião... a não ser que tenha um preço pra isso.
Estou escrevendo neste momento na sala da minha casa e vendo um mar lindo na minha frente, o céu tão azul, o mar em vários tons de verde e as ondas brilhando com o sol. E vejo neste quadro, amor sem medida de Deus por nós, uma graça inexplicável, sem pedir nada em troca, um amor que alcança qualquer pessoa,  Ele coloca o sol e a chuva, o céu lindo o mar maravilhoso para todos.
Gratidão para com Deus e também para com as pessoas é uma forma de dizer para Deus que sou grata a Ele por tudo que tenho recebido. Quando sou gentil com os outros, estou dizendo para pessoa que ela é importante, ela é especial, não importa quem ela seja, e todos ficam felizes, as vezes pensamos que quando agimos com gentileza vamos deixar o outro feliz, mas quem age com gentileza também fica feliz. Ser gentil, sorrir, agradecer não custa nada, podemos espalhar sem medida a gentileza e gratidão por onde passarmos. Vamos melhorar o nosso dia começando com um sorriso nos lábios pra quem está bem pertinho de nós?
Estou hoje reflexiva, pensativa.....
Um beijo
Telma Linhares

6 comentários:

Ana Carolina disse...

Oie, Telma
Concordo com voce em tudo. É impressionante como as pessoas hj em dia se espantam com gestos de educação, solidariedade etc. Tem gente que até pensa que há algo por tras de um gesto gratuido. O mundo da mudado mesmos (como dizia minha vó). Adorei seu texto, é para refletirmos.
bjs, bom dia.

Unknown disse...

♥ Mana quase agora postei no facebook: "creia, AMAR o próximo e SERVI-LO nos faz felizes". Eu creio e vivo isso, beijos

Sonia Facion disse...

Foi muito bom mesmo e gratificante o Retiro.

As vezes fico espantada, como as pessoas acham que gentileza, gradidão, ou seja boa educação é ser bobo.

Bjks

Sonia

Jacqueline disse...

Taí o motivo pelo qual sigo você... uma mulher elegantemente sensível às coisas que realmente importam.
Seu texto é inspirador... grande abraço!

a pessoa do blog disse...

ISSO TELMA, GENTILEZA SEMPRE.
NÓS SOMOS O QUE NÓS SOMOS.
ALGUMAS PESSOAS SEGUEM À RISCA A MISSÃO DE SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO... SORTE, AMOR, GENTILEZA E SABEDORIA.

ANTONIO CARLOS

Anônimo disse...

olá meu nome tambem é telma .beijos kkkkkkkkk. aguiar.telma@hotmail.com